Image by bantersnaps
hl.png

inscrições abertas

As inscrições para o processo seletivo ocorrerão no período de 24/05 a 04/06, de forma eletrônica. Para mais informações acesse:

Linhas de Pesquisas

LABAP

Através desta iniciativa proporcionamos uma valorização patrimonial da memória coletiva, seja ela sob a forma de cultura material ou mesmo imaterial.

Luíra, Profa.

Por que fazer pós em História Local?

luira.png

"É contando nossas proprias historias que damos a nós mesmos uma identidade. Reconhecemo-nos, a nós mesmos, nas historias que contamos sobre nós" (P. Ricouer).

QUERO
Cursar

Fique atento ao nosso calendário de provas

TARAIRIÚ

A Revista Eletrônica TARAIRIÚ (issn 2179-8168) é uma publicação do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB

T.png

TARAIRIÚ

Revista Eletrônica

Campina153-Jorge-Barbosa1_edited.jpg

O IHCG é uma associação sem finalidade lucrativa, voltada para a promoção da cultura, da educação e da produção científica. Conheça mais o trabalho acesse:

Espaços, cultura e sociabilidades

Visa congregar investigações sobre as diversas espacialidades, as formas de convívio e as singularidades do meio social. Analisa a cidade como espaço de produção de sociabilidade e práticas multiculturais. Verifica movimentos urbanos de natureza distinta, incorporando manifestações espontâneas ou organizadas e experiências associativas.

Foto7-Caiana-dos-CrioulosAlagoa-Grande-C

Historiografia e História local

No vasto campo dos fenômenos e práticas intelectuais, a linha de pesquisa privilegia decisivamente aqueles de natureza historiográfica, propondo-se a investigações que tenham como foco o conjunto das ideias, interpretações e textos produzido pelos historiadores ditos “locais”, em articulações interpretativas entre passado, presente e futuro.

Catedral-Bas%C3%ADlica-de-Nossa-Senhora-

História, Educação e produção de sentidos

Propõe desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino escolar da disciplina, tomando como interface a história local, focando temas numa abordagem tanto histórica quanto pedagógica. Desta forma, a linha desenvolve pesquisas do ensino da história local, suas práticas escolares, currículos e orientações, seus pressupostos teóricos e metodológicos, e sobre procedimentos e materiais didáticos.

estadualdaprata_edited.jpg

Estudos das populações nativas

Fixa-se na investigação sobre os povos indígenas do Brasil/América com maior interesse pelas comunidades nativas locais do passado e do presente, sua cultura e construção identitária, em interface com as narrativas dos e sobre os mesmos, os impactos da colonização, legislação, resistência e tutela.

Explora%C3%A7%C3%A3o-ind%C3%ADgena_edite

Memória, Cultura e Diversidade no contexto de Patrimônio Cultural

Desenvolve estudos acerca da relação entre reivindicações memoriais e busca pelo reconhecimento, processos contemporâneos de conflitos de memória, vitimização e excesso memoriais, dever de memória e papel do Estado, memórias institucionais, memória política, obliterações e esquecimentos, tradição e usos do passado, transmissão de saberes tradicionais, patrimônio imaterial, patrimônio industrial rural e urbano e memórias do trabalho.

13ddf1ca-abf0-435a-99fd-5cf9b1cee488_edi

Política, instituições e identidades

Problematiza as instituições, as personagens e as tramas políticas em perspectiva histórica, compreendendo a formação e as trajetória de grupos/pessoas em suas dimensões simbólicas em vários contextos culturais.

Foto_tratada_1_edited.jpg
ED. NATIVA

Em breve Edições NATIVA , será uma editora destinada à produção de E-books e estará focado na divulgação de autores cujo a temática de seus trabalhos que tratem sobre o Estado da Paraíba.

EDIÇÕES