
Linhas de Pesquisas

LABAP
Através desta iniciativa proporcionamos uma valorização patrimonial da memória coletiva, seja ela sob a forma de cultura material ou mesmo imaterial.
Luíra, Profa.
Por que fazer pós em História Local?

"É contando nossas proprias historias que damos a nós mesmos uma identidade. Reconhecemo-nos, a nós mesmos, nas historias que contamos sobre nós" (P. Ricouer).

TARAIRIÚ
A Revista Eletrônica TARAIRIÚ (issn 2179-8168) é uma publicação do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB

TARAIRIÚ
Revista Eletrônica

O IHCG é uma associação sem finalidade lucrativa, voltada para a promoção da cultura, da educação e da produção científica. Conheça mais o trabalho acesse:
Espaços, cultura e sociabilidades
Visa congregar investigações sobre as diversas espacialidades, as formas de convívio e as singularidades do meio social. Analisa a cidade como espaço de produção de sociabilidade e práticas multiculturais. Verifica movimentos urbanos de natureza distinta, incorporando manifestações espontâneas ou organizadas e experiências associativas.

Historiografia e História local
No vasto campo dos fenômenos e práticas intelectuais, a linha de pesquisa privilegia decisivamente aqueles de natureza historiográfica, propondo-se a investigações que tenham como foco o conjunto das ideias, interpretações e textos produzido pelos historiadores ditos “locais”, em articulações interpretativas entre passado, presente e futuro.

História, Educação e produção de sentidos
Propõe desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino escolar da disciplina, tomando como interface a história local, focando temas numa abordagem tanto histórica quanto pedagógica. Desta forma, a linha desenvolve pesquisas do ensino da história local, suas práticas escolares, currículos e orientações, seus pressupostos teóricos e metodológicos, e sobre procedimentos e materiais didáticos.

Estudos das populações nativas
Fixa-se na investigação sobre os povos indígenas do Brasil/América com maior interesse pelas comunidades nativas locais do passado e do presente, sua cultura e construção identitária, em interface com as narrativas dos e sobre os mesmos, os impactos da colonização, legislação, resistência e tutela.

Memória, Cultura e Diversidade no contexto de Patrimônio Cultural
Desenvolve estudos acerca da relação entre reivindicações memoriais e busca pelo reconhecimento, processos contemporâneos de conflitos de memória, vitimização e excesso memoriais, dever de memória e papel do Estado, memórias institucionais, memória política, obliterações e esquecimentos, tradição e usos do passado, transmissão de saberes tradicionais, patrimônio imaterial, patrimônio industrial rural e urbano e memórias do trabalho.

Política, instituições e identidades
Problematiza as instituições, as personagens e as tramas políticas em perspectiva histórica, compreendendo a formação e as trajetória de grupos/pessoas em suas dimensões simbólicas em vários contextos culturais.


ED. NATIVA
Em breve Edições NATIVA , será uma editora destinada à produção de E-books e estará focado na divulgação de autores cujo a temática de seus trabalhos que tratem sobre o Estado da Paraíba.
