• NUPEHP

Ações para salvaguarda do acervo do Teatro Municipal de Campina Grande

Atualizado: 10 de jun. de 2021


No último dia, a convite do professor e ativista cultural Carlos Alan Perez, representantes do NUPEHL visitaram o arquivo do Teatro Municipal de Campina Grande, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do município. O objetivo da visita foi de conhecer o acervo documental daquela casa de cultura, inaugurada pelo então prefeito campinense Severino Cabral (1959-1963), dando à instituição seu próprio nome.

O acervo passa por um processo de organização, na busca pela otimização do espaço físico do arquivo. Para tanto, uma equipe da instituição tem levado a efeito a catalogação da massa documental ali existente, que varia desde documentos administrativos, folders e cartazes de todos os espetáculos ali encenados, bem como um valioso acervo fotográfico, que registra, entre outros aspectos, instituições de ensino do município, seus eventos e cotidiano.

O NUPEHL, representado por sua coordenadora, a professora Luíra Freire Monteiro, posteriormente, assinou termo de convênio com a direção do Teatro Municipal Severino Cabral, objetivando a salvaguarda do acervo documental existente naquela casa de espetáculos. O acervo digital será partilhado entre as duas instituições, visando proporcionar múltiplos meios de acesso aos pesquisadores interessados.



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo