top of page
  • Foto do escritorNUPEHP

Captação dos arquivos do judiciário paraibano e dos autos findos da Comarca de Pombal



Em mais uma empreitada no sentido de trazer para o NUPEHL os arquivos do judiciário paraibano, cujo processo encontra-se na Comissão de Gestão Documental do Tribunal de Justiça da Paraíba, em fase de apreciação, a coordenação do núcleo esteve no último dia 26 em visita ao juizado da comarca de Pombal, representado pela excelentíssima magistrada, a Dra. Candice Queiroga. Na ocasião também esteve presente o serventuário do arquivo, o senhor Teófilo Félix.

Na ocasião, os professores Flávio Carreiro de Santana (secretário executivo do núcleo) e a coordenadora, professora Luíra Freire Monteiro, efetivaram negociações junto àquele juizado, no sentido de obterem o apoio da magistrada no pleito que é de grande interesse para os historiadores da Paraíba.

O acervo da comarca de Pombal, composto por autos findos dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o devido tratamento e conservação, servirá como fonte para infinitas pesquisas no campo da história, uma vez que contem dados cruciais para a compreensão da vida social da Paraíba e de Rio Grande do Norte, entre tantos outros dados, representando um avanço considerável nas pesquisas sobre a história dos lugares.

Por oportuno, gostaríamos de agradecer à servidora Amanda Pereira Carreiro pelo empenho e mediação do contato.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page