• NUPEHP

Direção do Fórum Afonso Campos entrega ao NUPEHL acervo de inventários seculares para digitalização

Atualizado: 10 de jun. de 2021


Foi entregue no último dia 05 de maio, na pessoa do juiz Edailton Medeiros, o acervo de inventários seculares da 3ª. Vara cível da comarca de Campina Grande, à coordenação do NUPEHL.


Trata-se de 45 caixas, contendo processos de inventários, datados entre 1765 e 1860, dos habitantes de Campina Grande falecidos neste interstício, e que deixaram bens e herdeiros. Trata-se de verdadeiro tesouro que fala da vida privada dos campinenses, sejam figuras públicas ou cidadãos comuns e que possibilitará inúmeros estudos sobre a sociedade local.

O acervo em questão passará por um processo de higienização, digitalização e recondicionamento, no sentido de preservá-lo. As imagens digitais, depois de editadas, serão compartilhadas entre a direção do Fórum Afonso Campos e o NUPEHL, e disponibilizadas para todos os pesquisadores interessados.

O pedido para que se iniciasse o processo de comodato em favor do NUPEHL partiu do professor Eliton Souto de Medeiros, da UFPB, Campus da Capital. Como genealogista experimentado (além de reconhecido profissional na área de engenharia de materiais e nanotecnologia), prof. Eliton reconheceu da necessidade de preservação do conjunto de documentos depositado no arquivo do judiciário em Campina Grande. A demanda foi levada ao Dr. Edailton Medeiros, que a integrou às suas lides, obtendo êxito na proveitosa cessão junto à direção do fórum Afonso Campos.

Na ocasião da entrega do citado acervo ao NUPEHL, estavam presente o novo diretor do Centro de Educação, prof. José Arlindo de Aguiar Filho, o historiador Flávio Carreiro de Santana e a profa. Luíra Monteiro. O prof. Eliton Medeiro e o doutor Edailton Medeiros aproveitaram a ocasião para conhecer as instalações do NUPEHL e do campus da UEPB, assim como os demais trabalhos que o NUPEHL vem desenvolvendo em prol da preservação da memória e da história da sociedade paraibana.

304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo