Livro sobre a interiorização da capitania da Parahyba é lançado em Campina Grande

O Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) recepcionou na noite do último dia 04 de setembro, no Museus dos Tês Pandeiros, nomes da cena cultural campinense e do mundo acadêmico local, em evento de lançamento da ficção histórica A Passagem das Espinharas, de autoria dos historiadores Vanderley e Erick Brito.
A apresentação da obra foi realizada pelo talentoso advogado Felix Araújo Filho, membro do IHCG, que embarcou, no seu discurso, "nas asas da acauâ", para perfilar a arte da narrativa autoral. Na obra, dados históricos se entrelaçam com a imaginação e a escrita poética dos autores, ao tratar do processo de interiorização da colonização portuguesa na capitania da Paraíba, a presença de figuras e eventos históricos e da fundação de um povoamento especial, que resultou na cidade de Passagem, encerrada no cânion da Serra das Espinharas.
Vanderley Brito, presidente do IHCG, é autor de "Missões na capitania da Paraíba"(2013) e seu filho, Erick Brito, assina a "História colonial da Paraíba"( 2015)., o que os torna expoentes da história local. Na ocasião os autores fizeram uma singela homenagem à professora Luíra Freire Monteiro, coordenadora do NUPEHL e incentivadora da pesquisa voltada aos temas de nosso estado.