• LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  POSTS recentes  
Please reload

NUPEHL participa do Projeto "Obra do Mês", da Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida

30.08.2019

Com um projeto inovador, a Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida, da Universidade Estadual da Paraíba, leva mensalmente à comunidade acadêmica a apresentação de um livro de seu acervo, composto de coleções de variados nomes de paraibanos.

Em agosto, mês da comemoração da fundação da capitania real da Paraíba, a obra escolhida foi o livro do historiador Eduardo Martins. Intitulado 'A União - jornal e história da Paraíba". Para falar sobre o trabalho de Eduardo Martins foi convidada a professora Luíra Freire Monteiro, coordenadora do NUPEHL, uma apaixonada pela história da Paraíba.

Na ocasião, a professora destacou a importância do jornal A União como fonte histórica e como espaço formativo de um largo elenco de jornalistas, que auxiliaram no registro da história local. Destacou também a manutenção da publicação, ainda em circulação no estado, como pujante registro da vida social e política da Paraíba desde o século XIX. Sobre a obra, a doutora Luíra Monteiro considerou a abordagem do autor sobre a instauração do regime republicano na então província,  as estratégias de cooptação de prosélitos e divulgação dos atos do novo governo do presidente Álvaro Machado. Concluiu tratar-se de uma narrativa rica de informações acerca das ideias republicanas na Paraíba, num estudo seminal que oferta novas ideias para estudos e pesquisas sobre o tema.

 

Na ocasião, foi divulgado o encerramento dos trabalhos de digitalização de A União, levado a efeito pelos integrantes do NUPEHL e da disponibilização, nos próximo dias, do acervo digital aos pesquisadores e interessados.

O convite para participação do NUPEHL foi feito pela Dra. Ana Carolina Aragão, coordenadora do Acervo Severino Bezerra de Carvalho, vinculado à Biblioteca Átila Almeida, a quem agradecemos a oportunidade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload